quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Alguns mitos sobre como tratar crianças - 1

Na esperança de desfazer algumas dúvidas e acabar de vez com mitos que teimam em persistir, publicamos aqui um excerto da notícia do jornal Expresso, "Os mitos da pediatria".

Alimentos

É um erro excluir alimentos como peixe, gema de ovo, carne de porco e frutas nos primeiros tempos de vida. A selecção visava prevenir alergias, mas as organizações defendem que atrasar a diversificação alimentar, mesmo em alérgicos, não traz benefícios. Outro erro antigo: não se deve obrigar a comer nem negociar alimentos por alimentos – por exemplo, dar uma bolacha para compensar ter comido sopa – e os legumes e frutas devem estar sempre na mesa porque a sua presença influenciará a alimentação na vida adulta. No passado, os alimentos eram introduzidos com o aparecimento dos dentes e agora são recomendados aos quatro meses, quando não há amamentação.

Febre

A temperatura não é doença. A maioria das crianças faz quatro dias de febre e não é preciso baixar a temperatura de imediato como querem os pais dos nossos dias. Os médicos alertam que a febre é muitas vezes um mecanismo de defesa do organismo e que um sinal de serenidade é a criança continuar a brincar.

Sono

Não tem fundamento o medo de que os bebés deitados de costas podem sufocar no caso de bolçarem. Em situações normais, o corpo humano está preparado para evitar estas situações. O medo levou muitos pais a deitarem os recém-nascidos de barriga para baixo, mas hoje é reprovável e perigoso. É mandatório deitar os bebés de barriga para cima, pelo menos, até aos seis meses. Depois, é o próprio bebé que escolhe a posição mais confortável. O sono solitário foi estimulado por se acreditar que promovia a autonomia, mas não está provado.


Vera Lúcia Arreigoso

in:Jornal Expresso, 6-12-2008, pg. 22/23


fotos de: http://flickr.com/photos/eppstein/ e http://flickr.com/photos/jinggakou/

2 comentários:

  1. Primeiro de tudo dou os meus parabens por um trabalho como este sobre crianças e sobre como se deve tratar como tal.
    Este projecto sem duvida vai ajudar muitos pais e jovens que já o sejam a melhorar as suas qualidades como pais a educar, e tratar um filho com que cresça saudável, e talvez assim consigamos melhorar a nossa qualidade de vida.
    gostei muito do projecto e sem duvida vou continuar a passar aqui para ver os desenvolvimentos e dando sugestões do que acha que possam fazer!
    Boa sorte.

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    quero dizer-vos que o vosso blog está bastante apelativo e organizado. Por outro lado, acho que o vosso tema é bastante interessante, pois quando tiverem uma família sentir-se-am mais há vontade.
    Desejovos muita sorte com todo o projecto e irei passar por aqui para saber mais novidades ou no caso de ter alguma dúvida.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar