sexta-feira, 8 de maio de 2009

Medo do escuro

Medo do escuro: como lidar?
Basta apagar a luz para que a criança ‘’acenda’’ o medo na hora de dormir. Nada mais é necessário para que as sombras se transformem em homens maus, apareçam os monstros que se escondem debaixo da cama ou mesmo para que os bichos que saiam do armário. Nunca se devem ignorar estes medos, pois a criança sente-os verdadeiramente.
O medo do escuro faz parte da infância e começa a desenolver-se por volta dos 3 anos de idade, desaparecendo por volta dos 6. Mas é antes desta fase que a criança começa a construir o seu próprio mundo, com muita fantasia, magia e seres imaginários que podem brincar com ela.
É precisamente na hora de dormir que a criança se sente desprotegida. Então, no momento em que a luz se apaga, tudo o que é real desaparece e a escuridão comanda a cabeça da criança, escondendo os perigos da sua própria imaginação. E um simples ruído pode, perfeitamente, ser um monstro que a vai puxar pelos pés.
Para evitar estes terrores é aconselhável deixar uma luz ligada – luz de presença. Fazer a criança expressar o medo que sente deixa-a mais segura para enfrentar as suas próprias fantasias.


Truques para acabar com os monstros
Algumas brincadeiras ajudam as crianças a dominar o medo do escuro, como por exemplo, identificar as sombras na parede feitas pelas mãos ou as que aparecemno quarto, ou então adivinhar qual é o som (no escuro) e de onde ele vem.


1 comentário:

  1. As sombras juntamente com os barulhos e muita imaginação são terriveis. Detestava a hora de ir para a cama por causa destes pesadelos.

    Adoro o vosso blogue, para além de informações interessantíssimas ainda dá para avivar a memória. De certeza que logo à noite vou pensar nestas coisas e ter medo --' Enfim, à coisas que perduram.
    Parabéns, continuem com o bom trabalho

    ResponderEliminar