segunda-feira, 1 de junho de 2009

As falsas crenças em redor da amamentação


Os mitos fazem parte das tradições de cada lugar, embora alguns transcendam as fronteiras e dêem a volta ao mundo. No caso especifico da amamentação, estas crenças populares podem levar a uma descrença infundada na amamentação.


Mito: Há mulheres que produzem leite bom; outras, aguado e de pouca qualidade, que faz com que o bebé não aumenta de peso.
Realidade: Há estudos que demonstram que todas as mães, mesmo as mais magras, podem produzir leite em quantidade e qualidade para satisfazer as necessidades do crescimento do seu bebé.


Mito: O bebé, além de leite, necessita de beber água.
Realidade: O leite da mãe tem a quantidade de água necessária para o lactente durante os primeiros meses de vida.


Mito: É preciso ajudar o bebé a estabelecer um horário rigoroso para mamar.
Realidade: Os bebés devem ser amamentados a pedido, ou seja, quando manifestam apetite, e não quando o relógio marque as três, as seis, ou as nove horas.


Mito: Os bebés devem sempre mamar dos dois peitos.
Realidade: Embora seja melhor oferecer sempre ambos os peitos ao pequenito para conseguir que se esvaziem em cada mamada, se o bebé se satisfez somente ao tomar o leite do primeiro peito, não é obrigatório que mame do outro. Nesse caso, na próxima mamada, deverá começar pelo peito em que não mamou, uma vez que é o que está mais cheio.


Mito: Se a mãe não foi amamentada, então também não poderá amamentar o seu filho.
Realidade: As más experiencias não se “herdam”. Se uma mãe não foi amamentando quando era bebé, os seus peitos produzirão a mesma quantidade e qualidade de leite que aquela que foi amamentada com leite materno.


Mito: Há mães que não têm leite suficiente porque os seus peitos são pequenos.

Realidade: Todas as mães podem amamentar o seu bebé, independentemente do tamanho dos seus peitos. O facto de serem pequenos não implica pouca produção de leite, e vice-versa: os volumosos não são garantia de muita produção.


3 comentários:

  1. Realmente é uma verdade...
    Tantos mitos em relação as mais novos, mas afinal de contas são iguais a nós... nada muda!

    Grande projecto e obrigado pelo esclarecimento que dão aos leitores, mereciam vinte!

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, alguns mitos são ridículos. Apesar de alguns parece muito verdadeiros precisamos tomar cuidado, pois os mitos da amamentação podem atrapalhar este momento da mãe e do bebê. Então o ideal é conversar com quem entende do assunto.

    Vou deixar uma dica para ajudar na hora de conversar com quem sabe sobre amamentação.

    http://bit.ly/dgcrft

    ResponderEliminar