sábado, 23 de maio de 2009


Aparece e divulga!

terça-feira, 19 de maio de 2009

"Vais ter um irmãozinho!"

A família cresce, vai nascer o segundo filho e os pais querem partilhar a alegria com o “rei” ou a “rainha” de casa.

Como deve ser dada a notícia?


Quando os pais comunicam a novidade ao primogénito, acontece muitas vezes que ele já a pressentia mesmo sem o saber conscientemente. Nota-se isto quando verificamos alterações no seu comportamento, no apego à mãe ou na sensibilidade emocional. Algumas vezes esta atitude alerta a mãe, embora ela ainda não tenha confirmado a gravidez.
Decorrido o tempo necessário e prudente para lhe dar a notícia, o melhor é que a mãe e o pai se reúnam com o pequeno e lhe digam que dentro de algum tempo vai ter um irmão.
Se os pais ainda não conhecem o sexo do futuro bebé, também é conveniente que lhe digam que não sabem se é um menino ou uma menina, para evitar que crie ilusões em vão.
A partir desta altura, as crianças fazem perguntas para esclarecer algumas dúvidas, como onde está o bebé, quando vai nascer, como foi lá parar dentro, etc.
Dúvidas que os pais devem esclarecer conforme a idade do pequeno, tratando de dizer as coisas tal como elas são, mas sem entrar em pormenores que as crianças não pedem.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Medo do escuro

Medo do escuro: como lidar?
Basta apagar a luz para que a criança ‘’acenda’’ o medo na hora de dormir. Nada mais é necessário para que as sombras se transformem em homens maus, apareçam os monstros que se escondem debaixo da cama ou mesmo para que os bichos que saiam do armário. Nunca se devem ignorar estes medos, pois a criança sente-os verdadeiramente.
O medo do escuro faz parte da infância e começa a desenolver-se por volta dos 3 anos de idade, desaparecendo por volta dos 6. Mas é antes desta fase que a criança começa a construir o seu próprio mundo, com muita fantasia, magia e seres imaginários que podem brincar com ela.
É precisamente na hora de dormir que a criança se sente desprotegida. Então, no momento em que a luz se apaga, tudo o que é real desaparece e a escuridão comanda a cabeça da criança, escondendo os perigos da sua própria imaginação. E um simples ruído pode, perfeitamente, ser um monstro que a vai puxar pelos pés.
Para evitar estes terrores é aconselhável deixar uma luz ligada – luz de presença. Fazer a criança expressar o medo que sente deixa-a mais segura para enfrentar as suas próprias fantasias.


Truques para acabar com os monstros
Algumas brincadeiras ajudam as crianças a dominar o medo do escuro, como por exemplo, identificar as sombras na parede feitas pelas mãos ou as que aparecemno quarto, ou então adivinhar qual é o som (no escuro) e de onde ele vem.