quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Brincar ao ar livre


Por entre tantos brinquedos eletrónicos atraentes aos olhos das crianças, um tipo de diversão que nunca deve ser esquecido na infância é as brincadeiras ao ar livre. Inconscientemente, associamos essas actividades à liberdade.
É correndo, saltando e subindo às árvores que as crianças conhecem o mundo. Sem contar com as peripécias de quem corre para lá e para cá, que acabam por ser instrumentos importantes para o raciocínio, reflexo, autoconfiança e, mais importante ainda, para a socialização.
A presença de um espaço onde a criança pode desscobrir, criar e experimentar, é um bom caminho para o desenvolvimento da aprendizagem motora, da inteligência, das habilidades de leitura e de escrita e ainda para a formação de conceitos através das suas próprias experiências.
Pátios, parques ou relvados podem ser bons espaços para brincar. Além das árvores, as caixa de areia e os brinquedos tradicionais, como o escorrega, o baloiço, as cordas, etc. são importantes para a liberdade do movimento e para o contacto com a natureza.
Num altura em que a sociedade se fecha cada vez mais, a liberdade é a melhor companheira das crianças. As actividades requerem maior concentração, reacção mais rápida e maior habilidade.
É na brincadeira que a criança dá vazão à sua energia, ao senso crítico e à criação. Ao usar a criatividade, a criança descobre o seu eu e pode utilizar a sua personalidade. Aprende a dirigir as suas acções, a agir cooperativamente e a trabalhar sozinho e em grupo.

1 comentário:

  1. (Joana: finalmente comentei!)

    Só para dizer que estás linda na foto xD

    E pronto: o blog está fixe (sempre é melhor que falar do tema que tu sabes --')

    Keep going ;)

    ResponderEliminar