sábado, 28 de fevereiro de 2009

Marcos no desenvolvimento da personalidade



O – 1 Meses
Nesta altura os bebés ainda não respondem, raramente reagem a uma estimulação externa.

1 – 3 Meses
Os bebés estão já receptivos às estimulações. Começam a mostrar interesse e curiosidade e sorriem para as pessoas.

3 – 6 Meses
Os bebés podem prever o que vai acontecer, ficando desapontados quando o que previram não acontece. Expressam isso ficando chateados e mostrando-se desconfiados. Sorriem, balbuciam e riem frequentemente. É um período no qual despertam para a sociedade e em que iniciam as primeiras interacções entre o bebé e a pessoa que cuida deste.

7 – 9 Meses
Os bebés tendem a contender com as pessoas e tentam obter respostas destas. “Conversam”, tocam e acariciam outros bebés, para que estes lhe respondam. Expressam emoções mais abrangentes, mostram alegria, medo, irritação e surpresa.

9 – 12 Meses
Os bebés preocupam-se fortemente com a pessoa que os trata, podem sentir medo de estranhos e agem com submissão a situações novas. Por volta de um ano, comunicam as suas emoções mais evidentemente, mostrando humores, ambivalência e gradações de sentimentos.

12 – 18 Meses
Os bebés exploram o seu ambiente, utilizando as pessoas a quem estão mais ligados como base segura. À medida que conhecem o ambiente, ficam mais confiantes e mais impacientes por se afirmarem.

18 – 36 Meses
Crianças até as três anos por vezes fiam inquietas porque percebem o quanto separadas ficam por vezes da pessoa que toma conta delas. Tendo consciência das suas limitações trabalham-na através de fantasias, brincadeiras e identificando-se com adultos.

Sem comentários:

Enviar um comentário