sexta-feira, 17 de abril de 2009

Sentidos do Récem-nascido

Paladar

Os recém-nascidos conseguem distinguir sabores diferentes. Manifestam desde cedo as suas preferências através de expressões faciais.



Olfacto

Após o nascimento os bebés mostram ter capacidade para diferenciar cheiros e mostram-no pelas suas expressões. Apesar de serem pequenos conseguem perceber a origem dos cheiros que detectam. Utilizam este sentido para detectar a presença da mãe.


Audição

Os recém-nascidos não só percebem os sons como conseguem também distingui-los. Têm, desde cedo, a capacidade de diferenciar a voz da mãe da de outras pessoas.



Visão

Os olhos de um recém-nascido apresentam algumas diferenças em relação aos de um adulto: as estruturas da retina são incompletas e o nervo óptico não está completamente desenvolvido.
O bebé nos primeiros meses de vida desenvolve rapidamente a capacidade de mudar a posição do seu olhar e de seguir objectos.
A visão é inicialmente fraca, contudo os bebés conseguem desde muito cedo distinguir as cores. Primeiro identificam o vermelho e o verde; o azul e o amarelo, por volta dos três meses.





Tacto
Dos cinco sentidos, o tacto aparenta ser o que se desenvolve em primeiro lugar. No decorrer dos primeiros meses de vida é o sistema sensorial que se desenvolve mais rapidamente. Com um ano, os bebés sentem a dor e reagem-lhe pelos movimentos físicos que efectuam. Este é dos sentidos mais utilizados e é o que coloca o recém-nascido em contacto com o mundo físico.


1 comentário:

  1. e verdade isso mas foi deus que fez essas crianca pelo menos eles tem vida e o importa mas e a vida de um ser humano e ser vivos.... obrigada bjs xauuu

    ResponderEliminar