sábado, 28 de fevereiro de 2009

Marcos no desenvolvimento da personalidade



O – 1 Meses
Nesta altura os bebés ainda não respondem, raramente reagem a uma estimulação externa.

1 – 3 Meses
Os bebés estão já receptivos às estimulações. Começam a mostrar interesse e curiosidade e sorriem para as pessoas.

3 – 6 Meses
Os bebés podem prever o que vai acontecer, ficando desapontados quando o que previram não acontece. Expressam isso ficando chateados e mostrando-se desconfiados. Sorriem, balbuciam e riem frequentemente. É um período no qual despertam para a sociedade e em que iniciam as primeiras interacções entre o bebé e a pessoa que cuida deste.

7 – 9 Meses
Os bebés tendem a contender com as pessoas e tentam obter respostas destas. “Conversam”, tocam e acariciam outros bebés, para que estes lhe respondam. Expressam emoções mais abrangentes, mostram alegria, medo, irritação e surpresa.

9 – 12 Meses
Os bebés preocupam-se fortemente com a pessoa que os trata, podem sentir medo de estranhos e agem com submissão a situações novas. Por volta de um ano, comunicam as suas emoções mais evidentemente, mostrando humores, ambivalência e gradações de sentimentos.

12 – 18 Meses
Os bebés exploram o seu ambiente, utilizando as pessoas a quem estão mais ligados como base segura. À medida que conhecem o ambiente, ficam mais confiantes e mais impacientes por se afirmarem.

18 – 36 Meses
Crianças até as três anos por vezes fiam inquietas porque percebem o quanto separadas ficam por vezes da pessoa que toma conta delas. Tendo consciência das suas limitações trabalham-na através de fantasias, brincadeiras e identificando-se com adultos.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Reflexos (recém-nascido)

Reflexo de marcha automática

O bebé encontra-se deitado com a barriga voltada para cima e com as pernas flectidas. Ao tocar-se no pé deste novo ser, este estica as pernas e empurra o resto do corpo para a frente.

Reflexo de sucção

Ao tocar delicadamente na boca de um bebé, este abre-a começando a chupar ou a sugar. Através desta resposta pode-se perceber se o bebé tem fome ou se por sua vez esta cansado. Se o bebé sugar é sinal que tem fome, por outro lado se chupar é porque está cansado.

Reflexo de preensão palmar

Quando uma pessoa coloca um dos seus dedos na palma da mão de um bebé, ele tende a apertá-lo imediatamente, impondo bastante força neste acto. Os dedos da criança não se fecham simplesmente, estes moldam-se à forma do dedo.

Este reflexo perde-se por volta dos três meses. Nesta altura a criança agarra o dedo contudo solta-o se seguida. Um novo padrão de movimentos e a vontade sobrepõem-se e anulam o reflexo inicial.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Linguagem (0-3 anos)


A capacidade linguística é um dos aspectos mais importantes no crescimento e aprendizagem das crianças.
A linguagem é, então, o sistema de sinais que serve para expressar ideias e sentimentos.
Será entre os 2 e os 3 anos que o nosso filho começa a fazer os primeiros esforços para melhorar de uma maneira clara a sua compreensibilidade. A assimilação de novas palavras realiza-se progressivamente.
A escola é a grande prova do nível de aprendizagem de comunicação da criança. Imitando comportamentos, a destreza no uso das palavras, assim como a utilização de um vocabulário cada vez mais amplo, é já uma realidade.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Sexualidade (3-6 anos)


A educação sexual é imprescindível entre os 3 e os 6 anos de idade. Contudo muitos pais sentem inúmeras dificuldades em abordar este tema com os seus filhos. A abordagem deste tema torna-se mais facilitada se os pais transmitirem desde cedo às crianças aspectos como:


· As crianças devem beijar-se e abraçar-se;
· É normal ter curiosidade pelo corpo;
· Cada pessoa é dona do seu corpo;
· São possíveis relações de amizade entre sexos diferentes;
· Qualquer pessoa necessita de outra que a ame;
· Faz bem desabafar e contar o que sentimos;
· As pessoas devem ar e receber amor;


Um outro aspecto que muitas vezes preocupa os pais é os jogos sexuais das crianças. Estes podem ser inocentes ou problemáticos.


domingo, 15 de fevereiro de 2009

Sociabilização

O que é? Processo pelo qual as crianças aprendem e interiorizam normas, valores e comportamentos da sociedade em que vivem.

Como incutir nas crianças tal sistema de valores? Ajudando-os a compreender as regras do comportamento social próprias das diferentes situações. Os castigos e prémios já não são aconselhados.

Quais os agentes de sociabilização?

Família


Escola


Televisão


(fotos de: http://movies.nytimes.com/pages/movies/index.html , http://www.frankie.com.au/index.php?start=60 e http://bacisfiorati.tumblr.com/post/32154569/miyavi-nsx-vintage-photographs-robert)

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Brincar ao ar livre


Por entre tantos brinquedos eletrónicos atraentes aos olhos das crianças, um tipo de diversão que nunca deve ser esquecido na infância é as brincadeiras ao ar livre. Inconscientemente, associamos essas actividades à liberdade.
É correndo, saltando e subindo às árvores que as crianças conhecem o mundo. Sem contar com as peripécias de quem corre para lá e para cá, que acabam por ser instrumentos importantes para o raciocínio, reflexo, autoconfiança e, mais importante ainda, para a socialização.
A presença de um espaço onde a criança pode desscobrir, criar e experimentar, é um bom caminho para o desenvolvimento da aprendizagem motora, da inteligência, das habilidades de leitura e de escrita e ainda para a formação de conceitos através das suas próprias experiências.
Pátios, parques ou relvados podem ser bons espaços para brincar. Além das árvores, as caixa de areia e os brinquedos tradicionais, como o escorrega, o baloiço, as cordas, etc. são importantes para a liberdade do movimento e para o contacto com a natureza.
Num altura em que a sociedade se fecha cada vez mais, a liberdade é a melhor companheira das crianças. As actividades requerem maior concentração, reacção mais rápida e maior habilidade.
É na brincadeira que a criança dá vazão à sua energia, ao senso crítico e à criação. Ao usar a criatividade, a criança descobre o seu eu e pode utilizar a sua personalidade. Aprende a dirigir as suas acções, a agir cooperativamente e a trabalhar sozinho e em grupo.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Sugestão para o fim-de-semana

Concertos para Bebés
O Entrudo dos meninos

Iápapa pa prrrr
Olá, Olá.
Olá vamos cantar. ouvir. podemos começar.
E lá vamos nós para mais um concerto. Abrem-se as cortinas do Teatro Miguel Franco,
apagam-se as luzes e começam os sonhos. No Entrudo vamos fazer música com brinquedos.
Vai ser solista convidado o percussionista e tudo André Venâncio, e todos serão intérpretes,
a fingir e a sério. Sim, o Paulo desta vez leva o Didgeridoo!













FICHA TÉCNICA
Saxofone barítono e ocarina: Alberto Roque
Saxofone alto e cavaquinho: José António Lopes
Clarinete: Nuno Gonçalves
Acordeão: Pedro Santos
Vozes: Isabel Catarino Cristiana Francisco
Bailarina: Inesa Markava
Voz e Direcção: Paulo Lameiro
Solista convidado: André Venâncio . Brinquedos musicais

Preço: 5€
Dos 0 aos 5 anos
Domingo: 10h30 e 11h45 Duração aprox.: 45m
Teatro Miguel Franco

(in: leiriagenda)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

As crianças com 7 anos de idade - aspectos afectivos e sociais

Têm, por um lado, um enorme desejo de explorar o meio ambiente e, por outro lado, um medo existencial que as faz temer, por exemplo, o início do ano escolar.


Têm uma imaginação muito viva e adoram jogos.

Cumprem apenas as tarefas que lhes agradam. Quando um adulto lhes dá uma ordem, balançam entre a vontade de agradar aos outros e o amor próprio.
Choram e gritam - é a sua forma de dar a conhecer ao mundo como se sentem.Adoram a sua família e gabam-na diante de toda a gente.
Acima de tudo, adoram a vida!

(fotos de http://flickr.com/photos/josstyk)