terça-feira, 24 de março de 2009

Cuidado com as palavras

Faz parte do senso comum que os pais não devem utilizar certas palavras para se dirigir aos seus filhos, pois estas exercem um grande peso na configuração da personalidade do seu filho. No entanto, os pais continuam a usá-las: “ O mais velho porta-se lindamente, mas o pequeno é muito mau …”. “Não, o meu pequeno é muito mal comportado”, dizem os pais aos seus filhos acerca de outra criança que pinta a camisola com lama do jardim.

1. Cuidado, a criança acredita sempre em todas as observações que os seus pais fazem. Aos dois anos está bastante desprotegido face ao que os pais lhe dizem de si próprio. Não tem capacidade para se distanciar e as probabilidades de levar os pais à letra são muitas, ainda para mais é nesta altura que define a sua auto-imagem. Se acreditar, acabará por se comportar, de facto, como um mau menino.
__________________________________________

2. Quando os pais atribuem à criança uma má intenção que ela não tem estas criam um enorme conflito entre a sua motivação para fazer as coisas e a que lhe atribuem. Se agirmos desta forma a criança vai crescer na desconfiança.
___________________________________________

3. Se os pais atalham o comportamento da criança com um “não sejas mau”, sem mais, as crianças ficam sem compreender as verdadeiras razões pelas quais não devem repetir determinadas acções.
__________________________________________

1 comentário:

  1. usar termos de comparação entre os filhos é mau, mas é muito difícil não o fazer quando se d´uma educação semelhante a ambos

    ResponderEliminar