terça-feira, 17 de março de 2009

TERRORES NOCTURNOS - dos 3 aos 6 anos

"Não se devem confundir terrores nocturnos com pesadelos, e a idade em que acontecem os primeiros é mais precoce. No terror nocturno, a criança grita – muitas vezes um autêntico grito de terror, mas ao contrário do pesadelo, em que o próprio está assustado, quem fica mais receoso, neste caso, são os pais -, senta-se, está agitada, parece estar a lutar contra monstros ou «possuída», às vezes quase alucinada. Mas não está acordada, como nos pesadelos.

Quando os pais se aproximam, a criança parece não perceber quem eles são e até os afasta, com comportamentos que parecem ilógicos. «Então nós estamos lá e ela parece que não nos quer!». O que acontece, no terror nocturno, é uma mudança do ciclo de sono, mais na segunda metade da noite, com um estádio que nem é de dormir nem é de acordar, uma zona cinzenta que não dá para perceber a realidade como é, mas que a inclui no sonho – e os pais podem parecer os hipotéticos monstros que a perseguiam. Tentar acalmar não resulta, para desespero dos pais – mas nunca se esqueçam que, por paradoxal que pareça, aquela figurinha a mexer-se, a gritar e a espernear, não está a sentir medo. Repito: um terror nocturno não é um pesadelo. Muitas vezes não fazer nada é a melhor solução e a criança volta a deitar-se e a dormir.

O que fazer num terror nocturno?

Há duas hipóteses, para os pais actuarem. Uma, que resulta pouco, é tentar que a criança acorde. Se ela acordar e percepcionar os pais, já rompeu com o estádio anterior e a partir daí poderá regressar ao sono, se bem que possa aí ter medo. Outra opção – que resulta mais


frequentemente – é não a acordar e, pelo contrário, reencaminhá-la para o sono, «reescrevendo» o guião do filme. Dizendo, por exemplo, «e depois veio o Noddy e o Ruca (ou qualquer outro herói do momento), e mais o teu ursinho, e então os maus foram embora e foram todos fazer um grande ó-ó porque estavam muito cansados e foi muito bom».

Tudo isto dito em voz «off», calma e tranquila, ajeitando a criança na cama e transformando esse momento de completa disrupção numa reorganização corporal e mental. Passado um bocadinho a criança está a dormir."


9 comentários:

  1. Não me lembro de me ter acontecido tal coisa

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais gostaria de dar os parabens ao grupo pelo excelente trabalho desenvolvido e publicado neste vosso blog.
    Quanto ao post supra citado, penso que esta é uma realidade que muitos pais desconhecem e que é necessario alerta-los para este facto.
    COntinuem com o excelente trabalho. Parabens

    ResponderEliminar
  3. Talvez me tivesse dado jeito há uns tempos atrás =D

    ResponderEliminar
  4. os terrores ncturnos são muito difíceis para os pais e para as crianças e quando a situação se torna mesmo grave penso que se deve pedir ajuda médica

    ResponderEliminar
  5. Olá estou neste momento a passar por esta fase dos terrores nocturnos com a minha filhota de 8 anos.
    Uma criança super inteligente e graças a Deus saudavel mas começou de a uns tres meses para ca a ter estes terriveis terrores nocturnos que me levam a mim a um stress terrivel por ainda não conseguir compreender por que isto lhe acontece.

    ResponderEliminar
  6. ola a todas as mamas,

    o meu Martim tem 25 meses e infelizmente que ha varios meses tem vindo a ter episodios nocturnos muito assustadores.
    ele levanta-se, vem ter ao meu quarto e so berra, pontapeia, enfim, um sem numero de comportamentos inexplicaveis, que muito sinceramente já estava a levar para outros campos... é que o bebe parece poossuido!! deus me perdoe, mas é a verdade! ate ja me disseram para defumar a casa porque isso nao é normal! quanto mais o tento acalmar, pior é! parece que quem é o monstro sou eu! a mama!
    infelizmente o meu filho teve uma alteraçao brutal na vida dele... o papa é a vitima em estado grave da explosao de vila do conde no passado dia 8/10/2009... e ainda hoje, 5 meses depois, continua em isolamento na unidade de queimados do hospital s. joao... em consequencia disso, a segurança social disse que nao nos podia apoiar financeiramente com o colegio particular do martim, e entao um mes apos a tragedia transferiram o martim para um infantario publico. ou seja, alem do Tim nao ter a presença do papa, deixou tambem de ter a presença das educadoras que conhecia desde os 4 meses de idade!! mas como se isto nao bastasse, para eu poder ir ver o papa diariamente ao hospital, tem de ser a avo materna a ir busca-lo ao infantario, coisa que era eu que fazia incondicionalmente diariamente! resumindo e concluindo, estou com o meu pequenote meia hora demanha enquanto o visto e +/- 1h à noite quando o vou buscar à minha mama porque ele depois adormece no trajecto para nossa casa.
    Face a isto, suponho que acabei de encontrar neste blog todas as respostas para o que o meu filho esta a viver neste momento e a explicação plausivel para aqueles comportamentos tão estranhos e assustadores. Eu tenho apenas 26 anos e nunca tinha ouvido relatos semelhantes de familiares, por isso nao estar preparada para lidar com tal situação.
    Obrigada a todos pelo V/ excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  7. olá a todas...Eu tenho uma filha com quase 7 (faz em julho), e por volta de um ano para cá acontecem estes episódios que comecei a pensar que seria sonambulismo, mas ao fazer uma pesquisa descobri os terrores nocturnos, e relatavam exactamente o que se passava com ela. Ela "acorda" transtornada a apontar e a ver coisas, não consegue pronunciar o que quer falar, ou seja, raramente consegue falar comigo, fica balbuciando; não me reconhece; tremendo de medo; a chorar compulsivamente; lavada em suor...E eu estou completamente aflita, nervosa, falando com ela tentando saber o k se passa, sem resultado porque ela não se consegue exprimir. Neste momento estou mesmo aflita porque fui novamente mãe e não consigo ficar com ela todo aquele tempo necessário(dormir um pouco ao lado), pois o mais pequeno precisa mesmo de mim (mama)...obrigada a todas e coragem

    ResponderEliminar
  8. tenho um bebe de 2 anos e 4 meses, ja faz quatro dias que ele vem com o mesmo comportamento- levanta sai correndo nao quer ninguem, grita quando vê qualquer pessoa conhecida, nao quer ir para os braços, e fica tremendo de medo, nao sabe o que faz se grita,ou chora, se sai correndo ou se agaixa, a casa vira uma loucura- mas ontem descobri na internet oque se tratava e soubo num depoimento de uma mãe que tambem tem o mesmo caso, que quando acontecer ligue o chuveiro e deixe ele escutando a agua cair, e faça silêncio, ele foi se acalmando e dormiu de novo.
    e realmente ele tem esses episodios a apoximadamente 1 hora que esta dormindo.
    obrigado pela materia, esclarece muito mais a situação que meu bebe esta passando!!!

    ResponderEliminar
  9. Olá , o meu nome é Jessika Oliveira tenho 17 anos de idade e vim contar a minha experiência para vocês,e tudo oque vocês quiserem absorver sobre esse comentário pode ter certeza que irá ajudá-las e a seus filhos.
    Eu tive vários episódios de terrores noturnos, pesadelos em uma grande parte da minha infância,e só apenas tudo acabou depois de algo que começei a fazer no final irei contar,e digo a vocês eu desejava que não chegasse anoite,para que não chegasse os medos,eu tinha medo de tudo,em tudo imaginava monstros,bichos tinha medo até das minhas bonecas era um pavor enorme da noite.
    Certa vez minha mãe me perguntou oque eu tinha sonhado na noite anterior e eu nem me lembrava de nada,ela me disse que eu estava falando em algo parecido como entrar dentro da cômbi (pois na época o meu pai tinha uma cômbi) ,eu ja nessa época morava em sobrado ,e eu estava abrindo a janela do meu quarto("para entrar na cômbi")Foi por Deus,minha mãe escutou os barulhos e me impediu de abri-la(minha janela não tinha tranca estava fácil fácil de mim cair da janela)
    E era assim noite após noite,muitas vezes acordava chorando com minha mãe tentando me acalmar,quando não conseguia dormir queria que a minha mãe ou meu pai estivesse acordado para me proteger eles eram o meu porto seguro,eu pensava que se eles estivessesm acordados nada poderia me acontecer,toda hora eu chamava por eles, sem saber oque falar quando eles correspondiam o famoso o Mãe! o Pai! ja chamados por várias vezes durante a noite,era só para saber se eles estavam acordados dispostos para me socorrer, direto minha mãe me perguntava oque eu sonhei e eu nem lembrava quando lembrava era pesadelos com monstros,eu posso dizer que sonhei com monstros pois várias foram as vezes que tive pesadelos terriveis,foram anos de torrores durante anoite,quase não dormia pois odiava a noite e não conseguia dormir durante o dia.Durante o dia tambem ficava isegura com medo de ficar sózinha.
    Para ser incrivel?ou invenção de minha cabeça?mas não a solução realmente para esse problema foi uma bíblia em desenhos que eu ganhei e começei a ler antes de dormir.As noites em que eu não lia eu tinha um episódio de terror noturno,ou pesadelo,ou não conseguia dormir e ficava anoite inteira sem dormir acordando os meus pais com o coração acelerado com medo de tudo,dos objetos que eu imaginava coisas,Façam a experiência,leiam ou deem a seus filhos a lerem uma bíblia para criança.

    Hoje posso dizer que não sofro mais com isso,tchau vou fazer meu tratamento antes de SONHAR.

    Abrç Jessika Oliveira

    ResponderEliminar