sexta-feira, 20 de março de 2009

Desporto para os mais Pequenos

NATAÇÃO
A natação é conhecida como o desporto mais completo, pois não há músculos isolados num corpo que se move na água. Com a prática deste desporto pretende-se que, as crianças percam o medo de água e que ao mesmo tempo aprendam a flutuar-se e a mover-se nela.

A natação desenvolve o corpo de forma muito equilibrada e harmoniosa; reforça os músculos das costas com grande eficácia e permite explorar todo o tipo de movimentos – horizontal, vertical, lateral – sem risco de lesões.
Por outro lado, desenvolve principalmente a capacidade respiratória. Este desporto tem vantagens do ponto de vista emocional e social: perder o medo de água é aprender a confiar, a não desistir quando algo nos assusta, mas utilizá-lo a nosso favor. A autonomia que conseguem dentro de água reforça a confiança em si próprios. A natação é indicada para todas as crianças.

DANÇA

As aulas de dança, agora muito na moda, são o espaço perfeito para explorar o movimento. Braços e pernas coordenam-se procurando um gesto harmonioso ou libertam-se dando rédea solta à personalidade e emoções da criança. Além de um desporto é uma forma de expressão.
Fisicamente a dança desenvolve o sentido de ritmo, a audição, os reflexos, elasticidade, a capacidade de coordenação com outras crianças e o relacionamento, entre outras coisas.
Emocionalmente e socialmente ajuda os mais pequenos a desinibirem-se, a vencer a timidez e a desenvolver o espírito de superação.


GINÁSTICA
A ginástica em grupo dá a possibilidade de libertar grande quantidade de energia ao mesmo tempo que aprendem a controlar melhor o corpo.
A ginástica é um deporto que traz bastantes benefícios: as crianças surpreendem-se experime
ntando a força dos braços ao rastejar; ao fazerem uma corrida colocam à prova a velocidade das pernas; sobem a um trampolim e saltam, explorando a coordenação e a elasticidade. Neste desporto favorece-se a colaboração e o companheirismo.
Fisicamente as crianças fortalecem os músculos, aprendem a coordenar os movimentos e melhoram a lateralidade, agilidade e elasticidade.
Emocionalmente ganham muita confiança em si próprios e aprendem a perceber o que podem esperar deles mesmos e o que podem pedir aos outros. Assim conhecem os seus próprios limites.

1 comentário:

  1. Das melhores coisas que uma criança pode disfrutar na sua infância... o desporto.
    Grande desempenho do grupo, continuem!

    ResponderEliminar